28/05/2024 às 10h28min - Atualizada em 28/05/2024 às 10h28min

Governo Federal Retoma Compra de Estoques Públicos de Milho

Após seis anos de paralisação, o Governo Federal retomou a aquisição de produtos para a formação de estoques públicos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciará a compra de 500 mil toneladas de milho dos produtores rurais, por meio do mecanismo de Aquisições do Governo Federal (AGF), conforme a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Esta quantidade equivale a aproximadamente 8,3 milhões de sacas de 60 quilos do cereal. A medida foi autorizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Os produtores de Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Tocantins estão autorizados a vender milho para o Governo Federal. O limite de venda por produtor varia conforme o estado: em Mato Grosso, cada agricultor poderá vender até 30 mil sacas para a estatal; em Mato Grosso do Sul e Goiás, o limite é de 10 mil sacas, enquanto nos demais estados autorizados, a aquisição está limitada a cerca de 3,3 mil sacas.

A Conab só concluirá a compra se o produto atender aos padrões exigidos. O milho adquirido poderá ser estocado em armazéns próprios da Companhia ou em unidades armazenadoras credenciadas. A autorização do Mapa foi motivada pela queda no preço do milho no mercado interno.

A previsão de produção recorde na segunda safra no Brasil, aliada à valorização do real frente ao dólar e outros fatores, reforça a desvalorização das cotações do grão, especialmente no segundo semestre, quando há uma grande oferta do produto no mercado mundial devido às colheitas nos EUA, Europa e Brasil.

Os produtores interessados em vender milho para a Conab devem estar cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e procurar a regional da Conab em seu estado para orientação sobre o preenchimento dos formulários necessários e a apresentação de documentos adicionais que se fizerem necessários.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://programatransportador.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp