Representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT) reuniram-se com autoridades do Ministério de Portos e Aeroportos e do Ministério do Planejamento e Orçamento para expressar preocupações sobre os impactos negativos do aumento da mistura de biodiesel de base éster ao diesel fóssil. O biodiesel atualmente representa 14% da composição do diesel, com previsões de aumentos progressivos, seguindo a política de transição energética do país.
No entanto, a CNT trouxe evidências de que este incremento vem comprometendo a performance dos veículos de transporte rodoviário, incluindo falhas mecânicas frequentes e perda de eficiência. Diante dessa realidade, a entidade apresentou estudos técnicos que corroboram a necessidade de reavaliar os níveis atuais de biodiesel nos combustíveis.
A CNT propõe que qualquer novo aumento na mistura seja precedido por testes de viabilidade técnica robustos e que as especificações do biodiesel nacional sejam revistas para garantir maior segurança e eficácia. Além disso, defendem a inclusão do setor de transporte nas discussões sobre políticas públicas de biocombustíveis, enfatizando a importância de sua experiência prática no assunto.
A reunião contou com a presença de Bruno Batista, diretor executivo da CNT, e outros membros do setor, que apresentaram vídeos e relatos de empresários enfrentando problemas operacionais devido ao uso do biodiesel. Tomé Barros Monteiro da Franca, chefe de gabinete do Ministério de Portos e Aeroportos, reconheceu a importância da contribuição da CNT e assegurou que as questões levantadas seriam analisadas internamente.
A mistura de biodiesel no diesel começou em 2008 com 2% e tem crescido gradativamente. Desde 2018, quando a mistura estava em 10%, a CNT tem recebido reclamações crescentes sobre os efeitos adversos, ressaltando a urgência de uma revisão cuidadosa das políticas atuais. O Ministério do Planejamento e Orçamento, representado por Márcio Oliveira, expressou apoio à continuidade das discussões, visando a solução dos problemas enfrentados pelo setor transportador.