08/07/2024 às 10h49min - Atualizada em 08/07/2024 às 10h49min

Metamat Lança Primeira Sonda Hidráulica para Aluvião do Brasil

Assessoria/Sedec-MT

A Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), desenvolveu a primeira sonda hidráulica para aluvião do país. 

 Inovação na Mineração

A nova sonda, chamada Egasus, foi projetada para ser acoplada a um trator de pneu tração, funcionando como um conjunto único. Este equipamento é capaz de perfurar perfis de sedimentos recentes, como aluvião, que podem conter minerais pesados como ouro, diamante e cassiterita. A Egasus mantém a coluna de perfuração revestida, permitindo a extração do material mineralizado por meio de uma bomba de sucção, o que reduz o impacto ambiental.

Desenvolvimento e Impacto

Desenvolvida pelo geólogo Antônio João e sua equipe na Metamat, a Egasus foi produzida com recursos do Termo de Fomento da Metamat, destinado a executar o Projeto Garimpo Sustentável. O equipamento foi entregue em junho, marcando um avanço significativo para a mineração sustentável no estado.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destaca a importância da sonda Egasus, que foi fabricada seguindo rigorosos parâmetros mecânicos, hidráulicos e de segurança, possibilitando sua replicação sob demanda.

“Iniciativas como essa são fantásticas e precisam ser multiplicadas no serviço público. A Egasus irá reduzir a degradação, minimizando riscos exploratórios e atendendo demandas do Estado. O dinheiro investido no equipamento vem da própria mineração, da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), que é repassada pela Sedec. Essa é uma prática do governador Mauro Mendes, devolver os impostos, o dinheiro do contribuinte, em obras e serviços”, enfatiza o secretário.

 Fomento à Mineração Legal

A Egasus tem como objetivo principal promover a regularização e o fomento da mineração nas comunidades garimpeiras tradicionais, dentro do 1º Ciclo do Projeto Garimpo Sustentável. 

“Milhares de garimpeiros já foram identificados na primeira fase do projeto. A sonda é mais uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, de fomento à pesquisa e de incentivo à garimpagem legal, contribuindo, ainda, para o resgate cultural das comunidades garimpeiras tradicionais”, afirma Juliano Jorge Borazynski, presidente da Metamat.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://programatransportador.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp