17/04/2024 às 17h00min - Atualizada em 17/04/2024 às 17h00min

JBS inaugura ponto inovador de abastecimento de biodiesel 100% no Brasil

A Biopower, uma das empresas da JBS especializada na produção de biodiesel, deu início à operação do primeiro posto de abastecimento de biodiesel 100% (B100) do país. A companhia tornou-se a primeira no Brasil a receber a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para fornecer combustível aos caminhões da JBS. Localizado no complexo industrial de Lins, interior de São Paulo, o "bioponto", como é denominado, está equipado com duas bombas exclusivas para o B100, podendo armazenar até 30 mil litros do biocombustível. Atualmente, já são utilizados 10 mil litros mensalmente, conforme regulamentação da ANP, com previsão de aumento nos próximos meses.

A iniciativa da Biopower visa impulsionar o mercado de biodiesel no Brasil, liderando o movimento para expandir a oferta desse tipo de combustível - conhecido por reduzir em até 80% as emissões de gás carbônico em comparação ao diesel convencional. Para Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower, a autorização da ANP representa um marco significativo para a empresa. "Estamos extremamente satisfeitos com mais essa conquista, pois contribui para avançarmos ainda mais com o biodiesel como uma alternativa imediata para a descarbonização do transporte no Brasil", destaca.

O biodiesel, além de ser mais limpo e biodegradável, foi comprovado como altamente eficiente em termos ambientais por meio de um teste divulgado pela Biopower este ano. Os resultados reforçam a viabilidade do biocombustível como uma opção prática, sustentável e disponível para reduzir as emissões relacionadas ao transporte. Desde o ano passado, o biocombustível tem sido submetido a testes práticos, incluindo o uso em um caminhão da montadora holandesa DAF, que já percorreu mais de 120 mil quilômetros utilizando B100.

"Nosso objetivo é fortalecer nossa posição pioneira na expansão do acesso ao biodiesel no Brasil. Pretendemos estreitar ainda mais nossas parcerias com as montadoras para compartilhar amplamente os benefícios que o B100 proporciona em nosso sistema de transporte. Estou confiante de que este é apenas o começo de resultados altamente promissores", destaca Pereira. Os testes com o B100 estão alinhados com o movimento de crescimento dos biocombustíveis na matriz de transportes do Brasil. Desde 1º de março, o percentual de biodiesel misturado ao diesel vendido ao consumidor final aumentou para 14%, com previsão de alcançar 15% a partir de março de 2025.

Por meio da Biopower, a JBS está entre os cinco maiores produtores de biodiesel do Brasil. No último ano, a empresa contribuiu para um aumento de 12,2% na oferta do produto ao mercado, totalizando a comercialização de 550 milhões de litros de biocombustível somente em 2023. O potencial de crescimento do consumo de biodiesel no Brasil é significativo, e em países da Europa e nos Estados Unidos, o biocombustível já está disponível para toda a população.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://programatransportador.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp