Engenheiro especializado em transporte, Rubem Penteado de Melo, adverte sobre um problema recorrente em bitrens tanques e silos: trincas no chassi da primeira carreta, especialmente próximo ao engate com o segundo implemento. Segundo o especialista, esse tipo de falha é comum, principalmente em modelos mais antigos, demandando inspeções regulares.
As trincas tendem a surgir na região traseira do primeiro tanque, próximo ao último berço do implemento. Isso se deve à alta variação de rigidez à torção do conjunto formado pelo tanque e pelo chassi. Melo explica que o tanque é extremamente rígido à torção, enquanto o prolongamento do chassi traseiro, onde se localiza a quinta-roda, possui baixa rigidez. Essa disparidade provoca tensões elevadas no chassi, favorecendo o surgimento das trincas.
Motoristas que operam com esse tipo de equipamento, transportando líquidos ou cimento, devem estar atentos. É crucial realizar inspeções frequentes na área mencionada para detectar qualquer indício de trinca. Essa precaução é vital, pois uma trinca não identificada pode resultar em uma falha catastrófica no conjunto, ocasionando acidentes graves