02/05/2024 às 15h42min - Atualizada em 02/05/2024 às 15h42min

Modernização do Gate 1 Eleva Capacidade do Terminal de Contêineres de Paranaguá

Nesta terça-feira (30), o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) celebrou a finalização das obras de modernização do Gate 1, ponto principal de acesso para caminhões ao pátio de operações. Com a reforma, o fluxo de acesso dos veículos foi ampliado em 200%, aumentando a capacidade de agendamentos de entrada de 50 para 150 por hora.

Felipe de França, gerente de planejamento de operações da TCP, destacou que a remodelação dos portões é fruto da colaboração entre os departamentos de engenharia, tecnologia da informação e operações. “Introduzimos diversas melhorias que juntas elevam a eficiência operacional do terminal, oferecendo mais agilidade, segurança e automação para nossos clientes, especialmente para os caminhoneiros”, afirmou França.

Entre as inovações implementadas estão o aumento do número de pistas no Gate 1, passando de sete para oito, e a construção do Gate 3, localizado ao lado da ferrovia que acessa o terminal, com uma pista bidirecional. O terminal também introduziu avançados sistemas de monitoramento e câmeras que proporcionam uma visão completa de cada contêiner e caminhão, facilitando e agilizando os processos de entrada e saída.

A modernização incluiu a substituição das cabines de atendimento por totens totalmente automatizados, que, junto ao aplicativo TCP GO, eliminam a necessidade de uso de papel nos processos de agendamento e na emissão do recibo de saída de cargas, tornando as operações mais sustentáveis e sem papel.

Adicionalmente, a nova estrutura está diretamente conectada à subestação de energia interna da TCP, a SE-01, inaugurada em setembro de 2023. Esta possui um gerador capaz de suprir a demanda em caso de queda de energia, garantindo mais segurança operacional.

Mesmo durante as obras, o TCP conseguiu quebrar diversos recordes de movimentação de contêineres, demonstrando o comprometimento da equipe em coordenar a execução da reforma e mitigar quaisquer adversidades. Em março de 2024, o terminal registrou sua segunda maior movimentação mensal no Gate, com 49.048 transações, e bateu seu recorde de movimentação com 133.083 TEUs.

“Esses recordes são reflexo direto dos investimentos do terminal em infraestrutura e na aquisição de novos equipamentos. Com a chegada de 11 novos RTGs e 17 Terminal Tractors no último ano, nosso parque de máquinas agora conta com 40 RTGs e 69 TTs, números que são fundamentais para atender e ampliar o fluxo de cargas”, concluiu França.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://programatransportador.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp