06/05/2024 às 12h19min - Atualizada em 06/05/2024 às 12h19min

Brasil Inicia Testes com Caminhões Elétricos Volvo em Caráter Experimental

O Ministério dos Transportes, através da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), anunciou oficialmente a autorização para a circulação de onze caminhões elétricos da Volvo no Brasil, sob regime experimental. A Portaria Nº 433, divulgada no Diário Oficial da União em 02 de Maio de 2024, marca o início da Fase 1 do Projeto de Pesquisa sobre Caminhões Elétricos para Transporte Rodoviário de Carga (Projeto BEV).

Este projeto, coordenado pelo Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (INPROTRAN) com apoio da Volvo, vai avaliar principalmente a influência do peso sobre o eixo dianteiro dos veículos. Os caminhões, equipados com suspensão pneumática integral e pneus mais largos de medidas 315/80R22.5, são projetados para minimizar o impacto ambiental e melhorar a eficiência no transporte de cargas.

A frota em teste inclui seis unidades do Volvo FM Eletric 4x2T e cinco do Volvo FM Eletric 6x2T, que serão utilizados para rebocar implementos de dois e três eixos, respectivamente. Os testes serão realizados em trechos selecionados de rodovias nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Os caminhões, que estão em fase de testes e não disponíveis para venda, serão operados por motoristas técnicos e engenheiros da Volvo, especializados e treinados para este tipo de veículo. O período experimental terá a duração de nove meses, durante os quais a Volvo deverá reportar quaisquer danos ou incidentes associados ao uso dos veículos.

Este passo pioneiro não apenas coloca o Brasil na vanguarda da tecnologia de transporte sustentável, mas também submete os caminhões elétricos a uma avaliação rigorosa de sua viabilidade técnica em condições reais de rodagem. A Senatran se reserva o direito de revogar a autorização caso identifique problemas durante os testes ou se o Projeto BEV não atender às expectativas ou mostrar-se tecnicamente inviável. Este é um momento crucial para o futuro do transporte rodoviário de carga no país, com potencial para significativas reduções nas emissões de poluentes.


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