23/05/2024 às 18h48min - Atualizada em 23/05/2024 às 18h48min

Novas Variedades de Abacaxi Prometem Revolucionar a Produção em Mato Grosso

Durante a 7ª edição do Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro, que ocorre entre os dias 21 e 23 de maio em Tangará da Serra, pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) apresentaram duas novas variedades de abacaxi: Unemat Rubi e Unemat Esmeralda. Essas cultivares foram desenvolvidas para aumentar a rentabilidade dos produtores, eliminando a necessidade de fungicidas e reduzindo os custos de plantio.

O abacaxi é a terceira fruta mais produzida em Mato Grosso, ficando atrás apenas da banana e da melancia. Com as novas variedades, espera-se que a produção da fruta aumente significativamente. O Simpósio é organizado pelo MT Horticultura, um programa de extensão da Unemat, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf), Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Seciteci), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento de Tangará da Serra.

Luciano Gomes, superintendente da Agricultura Familiar da Seaf, destacou a resistência das novas variedades à fusariose, uma doença causada pelo fungo Fusarium, que pode causar até 80% de perda nas lavouras de abacaxi. Além disso, as folhas das novas cultivares não possuem espinhos, facilitando o manejo em comparação com a variedade pérola, que é suscetível à fusariose e tem espinhos.

O objetivo é começar a multiplicar as mudas dessas novas variedades a partir de 2025, disponibilizando-as em pequenos lotes para agricultores familiares que desejam validar as novas cultivares em seus campos.

William Krause, professor e coordenador do MT Horticultura, ressaltou que essas novas variedades vão permitir que os produtores economizem significativamente ao não necessitar de fungicidas. "O produtor gasta muito com defensivos agrícolas e mão de obra. Com essas cultivares, ele não precisará aplicar nada para o controle da fusariose, tornando a produção mais lucrativa e sustentável ambientalmente," explicou Krause.

O Programa de Melhoramento Genético do Abacaxizeiro da Unemat começou em 2012 com a criação do Banco Ativo de Germoplasma (BAG), culminando em 2024 com o lançamento comercial das cultivares Unemat Esmeralda e Unemat Rubi.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://programatransportador.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp