24/06/2024 às 11h56min - Atualizada em 24/06/2024 às 11h56min

Preços da Soja Sobem na Bolsa de Chicago com Clima Adverso no Meio-Oeste Americano

Notícias Agrícolas
A semana começa com uma alta nos preços da soja na Bolsa de Chicago. Perto de 7h35 (horário de Brasília) desta segunda-feira (24), os futuros da oleaginosa apresentavam ganhos de 3 a 7,25 pontos nos contratos mais negociados. O contrato de julho estava cotado a US$ 11,67, enquanto o de novembro, referência para a safra americana, estava em US$ 11,23 por bushel. Enquanto os preços do farelo de soja também subiam, o óleo de soja registrava um leve recuo na manhã de hoje na CBOT.

### Impacto do Clima no Meio-Oeste Americano

O clima no Meio-Oeste dos Estados Unidos continua sendo o foco do mercado de grãos. O final de semana foi marcado por enchentes no norte do Corn Belt, incluindo o norte de Iowa, sul de Minnesota e Wisconsin, enquanto os estados do leste experimentaram tempo seco. Na semana passada, a consultoria Labhoro já havia alertado sobre a redução significativa das condições boas e excelentes das lavouras em estados importantes como Illinois, Ohio, Dakota do Sul, Wisconsin e Michigan. O diretor geral da consultoria, Ginaldo Sousa, prevê novas reduções em estados chave no relatório a ser divulgado pelo USDA às 17h desta segunda-feira.

Na última semana, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos indicou que 70% das lavouras de soja estavam em condições boas ou excelentes, uma queda em relação aos 72% da semana anterior. Illinois, o maior estado produtor de soja do país, perdeu nove pontos percentuais nessa classificação. Segundo Sousa, a médio e longo prazo, modelos climáticos preveem um centro de alta pressão nos estados do Sul e áreas centrais do Corn Belt, o que pode forçar os fundos a comprar soja e milho, cobrindo parte das posições vendidas.

Os mapas de precipitação dos últimos 30 dias mostram volumes abaixo do normal em estados importantes como Ohio, Indiana, Illinois, grande parte de Iowa, Missouri, centro e oeste da Dakota do Sul, além dos estados do Delta.

### Expectativas para os Embarques Semanais

Nesta segunda-feira, o mercado também aguarda os novos números dos embarques semanais norte-americanos que serão reportados pelo USDA. Esses dados são essenciais para avaliar o ritmo das exportações e o impacto das condições climáticas adversas na oferta e demanda de soja.

A combinação de fatores climáticos adversos e as expectativas do mercado estão influenciando os preços da soja, demonstrando a sensibilidade do mercado de grãos às condições meteorológicas e às previsões climáticas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://programatransportador.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp