25/06/2024 às 11h21min - Atualizada em 25/06/2024 às 11h21min

Obras da Ferrovia Estadual Emílio Vicente Vuolo Avançam no Sul de Mato Grosso

Quem visita a região sul de Mato Grosso já pode observar o progresso acelerado das obras de implantação da Ferrovia Estadual Emílio Vicente Vuolo. A Rumo Logística concluiu seis importantes viadutos e passagens inferiores, parte de um ambicioso projeto de mais de 740 quilômetros de ferrovia, que se estenderá de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, incluindo um ramal até Cuiabá, financiado inteiramente por recursos privados.

Conclusão das Obras de Artes Especiais

As construções finalizadas fazem parte de um pacote de 19 Obras de Artes Especiais (OAE), que abrangem viadutos e passagens inferiores e superiores, previstos nos primeiros 200 quilômetros do projeto. A obra mais visível para a população é o viaduto sobre a BR-163/364, perto do distrito de Boa Vista, em Rondonópolis. Este viaduto, com 160 metros de extensão, também atravessa o Rio Tugore, que delimita os municípios de Rondonópolis e Juscimeira. Foram utilizadas 10 vigas gigantes, cada uma com 30 metros de comprimento e aproximadamente 100 toneladas.

Além disso, foram utilizados mais de 2.500 metros cúbicos de concreto e quase 300 toneladas de aço na construção. A passagem rodoviária na MT-237, no Distrito de Santa Elvira, Juscimeira, também está completa, com 23 metros de extensão, quase 500 metros cúbicos de concreto e 70 toneladas de aço.

Outros projetos concluídos incluem o viaduto na MT-480 em Juscimeira, com 23 metros de extensão, 450 metros cúbicos de concreto e 58 mil toneladas de aço, e duas passagens inferiores na MT-270 e MT-469, além de uma passagem superior sobre a MT-373, todas concluídas entre abril e junho deste ano.

 Obras em Andamento

Atualmente, cerca de 100 frentes de trabalho estão ativas na implantação da ferrovia, envolvendo aproximadamente 30 empresas contratadas e empregando cerca de 4 mil trabalhadores. Entre as obras em andamento, destacam-se mais viadutos e passagens inferiores em diversas localidades.

Ainda este ano, está prevista a entrega de uma ponte sobre o Rio Areal, um viaduto sobre a BR-163/364 e uma passagem inferior no km 28 da rodovia federal, com conclusão esperada até o final de 2024. O projeto também inclui o início de 10 novas Obras de Artes Especiais, com previsão de término em 2025.

Impacto Econômico e Segurança

Harley Silva, gerente executivo de Projetos da Rumo Logística, destaca que a implantação da ferrovia está em ritmo acelerado e que a conclusão das OAEs melhora a segurança ao evitar o tráfego de veículos pesados pelas rodovias. A construção inclui a infraestrutura para a instalação de cerca de 200 km de trilhos de Rondonópolis até os municípios na região da BR-070, além de um terminal de cargas. Este trecho específico terá um investimento estimado em R$ 4,5 bilhões e deve gerar 5 mil novos postos de trabalho no pico das obras.

A ferrovia não só promete melhorar a logística de transporte na região como também trazer benefícios econômicos significativos, fomentando o desenvolvimento local e aumentando a segurança nas rodovias.

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