11/04/2024 às 11h39min - Atualizada em 11/04/2024 às 11h39min

Alerta: 3,4 Milhões de Motoristas Devem Regularizar Exame Toxicológico Antes do Prazo Limite

À medida que o prazo final para a atualização do exame toxicológico se aproxima, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) divulga um alerta importante: mais de 3,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E ainda não regularizaram sua situação em todo o território nacional. Para os condutores com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre janeiro e junho, o limite inicial já se encerrou no dia 31 de março.

Os motoristas dessas categorias que não realizarem o exame até o dia 30 de abril enfrentarão penalidades severas. A partir do 1º de maio, os Departamentos de Trânsito (Detrans) dos estados e do Distrito Federal começarão a aplicar multas automaticamente por meio de seus sistemas eletrônicos, baseando-se no artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A falta do exame toxicológico dentro do prazo resulta em uma infração gravíssima, acarretando uma multa de R$ 1.467,35 e a adição de sete pontos na CNH do infrator.

Foco na Conscientização e Prevenção

Para evitar penalidades, a Senatran reforça o papel vital dos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal na fiscalização do cumprimento dos prazos e na aplicação de sanções após o encerramento do período de regularização. Além disso, o órgão tem promovido campanhas educativas e emitido notificações por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), instando os condutores a efetuarem o exame.

Como Verificar a Regularidade do seu Exame Toxicológico:

  1. Acesse a seção do condutor na CDT;
  2. Selecione a opção “Exame toxicológico”;
  3. Confira se há algum prazo de realização vencido;
  4. Caso necessário, procure um laboratório credenciado para coletar e realizar o exame toxicológico.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://programatransportador.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp