12/04/2024 às 10h22min - Atualizada em 12/04/2024 às 10h22min

Volvo e Senatran Iniciam Pesquisas para Aumentar Limite de Peso em Caminhões Elétricos

A Volvo, em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), deu início a um estudo de campo para possibilitar um acréscimo de até duas toneladas no peso sobre o eixo dianteiro dos caminhões elétricos pesados. Atualmente, a legislação brasileira permite um peso máximo de seis toneladas para caminhões a diesel. O objetivo da investigação é ajustar os limites para que os caminhões elétricos não tenham sua capacidade de carga líquida reduzida.

Os caminhões elétricos da linha FM, que a Volvo importa da Suécia, são equipados com até seis baterias, cada uma pesando 500 kg. A ausência do motor a diesel, que pesa entre 800 e 1.000 kg, é compensada pelo peso adicional das baterias. Com a pesquisa, a Senatran busca a fase seguinte na regulamentação desses veículos, que atualmente operam sob um regime experimental até que a nova normativa seja estabelecida, prevista para o início de 2025.

A assinatura que marca a segunda etapa do processo de regulamentação ocorreu em Brasília na última terça-feira. Adrualdo Catão, Secretário Nacional de Trânsito, destacou a importância de acelerar o processo e mencionou que rotas pré-estabelecidas permitirão o monitoramento adequado dos veículos durante o estudo.

O presidente do Grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, enfatizou que o foco atual não está no Peso Bruto Total (PBT), mas sim na carga sobre o eixo dianteiro devido ao peso das baterias. Lirmann também destacou a diversificação futura da matriz energética, incluindo a adoção de combustíveis renováveis como o HVO, biodiesel, biogás e até hidrogênio.

Por sua vez, Marco Lindenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo, explicou que os caminhões elétricos da linha FM podem alcançar uma autonomia de até 300 quilômetros com um pacote de seis baterias. A variabilidade da autonomia, similar ao consumo de um caminhão a diesel, depende da carga transportada e da topografia da rota.

A Volvo também prepara versões vocacionais do FM elétrico no Brasil, como caminhões com chassi rígido destinados à coleta de lixo e distribuição de bebidas. Estes modelos entrarão em fase de testes em algumas prefeituras brasileiras. A potência combinada dos três motores elétricos do FM alcança 660cv, mas esta não é disponibilizada constantemente ao motorista, ajustando-se de acordo com a necessidade baseada na carga e no trajeto.


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