12/04/2024 às 11h19min - Atualizada em 12/04/2024 às 11h19min

Ankai Lança Linha de Ônibus Elétricos no Brasil com Tecnologia Avançada e Preços Competitivos

A Ankai, renomada fabricante chinesa de ônibus, anuncia a chegada ao mercado brasileiro de sua nova linha de ônibus elétricos, com modelos que variam de 6 a 12 metros. A introdução dos veículos no país está sendo realizada pelo Grupo SHC, liderado por Sérgio Habib, também representante da JAC Motors no Brasil. Atualmente, os ônibus estão em fase final de homologação e logo iniciarão testes operacionais com empresas locais.

Os novos modelos destacam-se por serem equipados com chassi monobloco e sistemas avançados de segurança ADAS, uma novidade em ônibus urbanos no país. Esses sistemas incluem sensor de colisão frontal, sensor de permanência em faixa e indicador de limite de velocidade, elevando significativamente os padrões de segurança.

Além das inovações em segurança, os ônibus da Ankai são até duas toneladas mais leves que seus concorrentes nacionais, proporcionando vantagens operacionais importantes, como maior disponibilidade devido ao menor desgaste de componentes. Os veículos dispõem de motor elétrico no eixo, eliminando a necessidade de transmissão e oferecendo uma potência que varia de 258 cv a 330 cv, com torque de 194 mkgf a 340 mkgf. As baterias dos ônibus garantem uma autonomia impressionante de 250 a 350 km.

Para o primeiro ano de operação no Brasil, a Ankai planeja importar 150 unidades, com previsão de que 35% das vendas sejam do modelo Padron de 12 metros. Entretanto, os executivos do Grupo SHC projetam que os modelos de 8 e 10 metros, os primeiros mini e midi com motores elétricos do país, representarão o maior volume de vendas. Esses modelos são ideais para operações em linhas alimentadoras.

O modelo Padron está sendo ofertado por R$ 2,4 milhões, um preço considerado competitivo frente aos concorrentes que estão no mercado brasileiro com preços em torno de R$ 3 milhões. Com essas características, a Ankai espera não apenas fortalecer sua presença no mercado brasileiro, mas também contribuir para a modernização e sustentabilidade do transporte público nacional.


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